COLÉGIO MUNICIPAL ALGODÃO DOCE
Título
“Refletindo sobre a Educação Ambiental”
Subtítulo
Mudança de hábitos pode salvar o Meio Ambiente
Autora
Alexsandra Pedro
Santana de Parnaíba
2009
COLÉGIO MINICIPAL ALGODÃO DOCE
Título
“Refletindo sobre a educação Ambiental”
Subtítulo
Mudança de hábitos pode salvar o Meio Ambiente
Série: Jardim II - Cajuzinho (tarde)
Professora
Alexsandra Pedro
Santana de Parnaíba
2009
SUMÁRIO
Introdução....................................................................................04
Justificativa..................................................................................05
Objetivos......................................................................................06
Metodologia..................................................................................07
Referências Bibliográficas.........................................................08
1. Introdução
Este projeto visa conscientizar e sensibilizar os alunos e o entorno envolvido a atender aos atuais apelos do meio ambiente, que a cada dia sofre mais e mais com o mau uso e desperdícios dos recursos.
Muitos dos problemas ambientais vivenciados atualmente vêm da falta de informação e senso crítico da população. Fatores como consumismo e desperdício aliados ao padrão capitalista da nossa sociedade contribuem para o aumento da poluição, desmatamento e escassez de recursos não-renováveis.
Atitudes simples do dia a dia podem contribuir para potencializar essa mudança de comportamento na sociedade.
A economia dos recursos, a opção por produtos ecologicamente corretos e a preocupação com o coletivo são atitudes que podem ser alcançadas através da conscientização e a educação ambiental nas escolas é uma ferramenta capaz de desenvolver essa mudança de comportamento da sociedade.
4
2. Justificativa
O projeto Mudança de hábitos irá levar ao conhecimento e aprendizado das crianças práticas conscientes e saudáveis para serem realizadas no dia-a-dia, é através de pequenos atos, que daremos início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos nós.
Nos dias de hoje as crianças estão se transformando em consumistas muito cedo o que contribui com agilidade para a destruição do meio, sendo necessário mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida. Atualmente, a preocupação com a destruição do planeta está despertando a atenção da sociedade local e mundial, onde pessoas estão se unindo na busca de soluções para preservar o meio ambiente para que os recursos naturais não se acabem.
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e que mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer e fazer a diferença. È muito mais do que conscientizar sobre o lixo e reciclagem, é trabalhar situações cotidianas que possibilitem a comunidade escolar pensar e realizar ações que possam mudar a realidade que nos cerca.
Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e da cultura do seu povo. Hoje através da escola temos a oportunidade de mudar essa condição ensinando para as crianças a importância do meio e como cuidar e viver nele.
5
3. Objetivos
•Estimular o interesse pelo meio ambiente;
• Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais;
•Desenvolver a criatividade e o raciocínio das crianças;
• Incentivar e promover trabalhos em grupo entre os alunos, a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema;
•Criar Brincadeiras e jogos ao ar livre;
• Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recursos financeiros através da reciclagem;
•Desenvolver o consumo consciente em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia;
•Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente;
• Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas;
• Ensinar os alunos a plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.
6
4. Metodologia
Num primeiro momento vou organizar a turma em roda, conversar sobre o meio ambiente, o que eles já ouviram falar a respeito, se em casa eles fazem algo para colaborar com a natureza, ex: economia de água e luz, separação do lixo, falar sobre a importância da reciclagem, entre outros;
Serão desenvolvidas diversas atividades, entre elas conversas sobre situações do cotidiano, entrevistas, murais, maquetes, vídeo, histórias matemáticas, plantio de mudas, teatro, exposição de trabalhos;
Leitura de textos e histórias focando a importância dos cuidados com o meio ambiente.
Entrevistas, as questões serão construídas com a turma. Serão realizadas nas famílias e vizinhança, envolverão perguntas sobre a água e o lixo. Essa tarefa deverá ser realizada em casa e socializada na escola;
Construção de maquetes sobre a estação de tratamento da água;
Problemas matemáticos envolvendo unidades de medida, consumo da água;
Construção de uma linha de tempo, mostrando o papel e o uso da água na agricultura, nos povos da antigüidade e a forma de como exploravam a natureza tirando dela seu sustento.
Implantação da coleta seletiva do lixo em sala de aula;
Conversa sobre o lixo produzido, os tipos de lixo existentes e a importância de sua separação para o reaproveitamento (reciclagem);
Separação do lixo em sala de aula em cestos separados: lixo orgânico e lixo seco.
Confecção de fantoches com lixo seco trazido pelos alunos: garrafas pet, caixas de leite, tampinhas...
Plantio de canteiros e vasos com o lixo orgânico (separado na coleta seletiva);
Construção de murais sobre o meio ambiente;
Será realizada uma exposição em sala de aula dos trabalhos construídos pelos alunos durante o projeto. Os alunos das outras turmas serão convidados para visitar a exposição.
Referências Bibliográficas
PINTO, Gerusa Rogrigues; Lima R. C. V. Livro Dia-a-dia do Professor Pré-escola. Ed. Fapi Ltda.
MICHESKI, I. H. Água o Liquido da Vida. Revista Projetos Escolares, São Paulo, Ano 4, n. 41, p. 11-27, 2008.
GUIMARÃES, Cristina; BARS, Paula. Especial Meio Ambiente. Revista Professor Sassá, São Paulo, Ano I, n. 03, p. 6-51, 2008.
KUNZLER, Arno; MOTTA, Manoel. Meio Ambiente Use mas não Abuse. Revista Amigos da Natureza, Marechal Candido Rondon – PR, Ano 3, n. 36, p. 8-11, Ago, 2004.
MOTTA, Cleusa; NARDI, Claudia; MOTTA, Manoel. Tempos Modernos e a Poluição. Revista Super Especial Amigos da Natureza, Marechal Candido Rondon-PR, vol. II, p. 6-44, 2009.
Pesquisas realizadas na internet em sites pedagogicos diversos.
8